sábado, 5 de fevereiro de 2011

A paz do aceitar

 
A palavra agora é aceitar. Não aquele aceitar feio, daqueles que a gente se conforma, perde as forças e deixa tudo o que ama para trás. É um aceitar de liberdade, um aceitar com gosto de paz,  gosto de sossego. O amor exige aceitação: aceita-se que você esteja preparado para receber o amor, aceita um alguém, uma nova vida, um coração, novos pensamentos, aceita-se querer passar a vida ao lado de quem se ama, aceitam-se as diferenças.

Na verdade aceitar alguém que se ama é fácil. Eu quero falar de outro tipo de aceitação, afinal, mais importante do que aceitar alguém é aceitar que deve-se deixar que o outro vá. Eu sempre acreditei que quem ama jamais prende, sufoca ou guarda dentro de uma bolha de ar para que ninguém possa tocar o outro. O respeito existe para ambas as partes. Um, para querer o fim de um relacionamento em paz, de forma decente, com uma conversa, alguns motivos e algum tipo de obrigada por ter feito com que eu aprendesse muitas coisas. E para o outro, o respeito de aceitar tudo isso. Não queria dizer, mas o amor pode acabar sim, o para sempre pode ter fim sim, e as promessas nem sempre podem ser cumpridas. Aceite. 

Uma das coisas que o amor não exige é a obrigação. Ninguém é obrigado a amar um outro alguém, somos livres e os nossos sentimentos têm asas invisíveis – só os inteligentes conseguem vê-las.
Aceite. Aceite que sua vida continua, que você é sim uma pessoa forte e que pode seguir em frente. Eu não entendo. Quando um relacionamento acaba, o que às vezes nem era perfeito se transforça numa necessidade infinita, o que nem era bom se transforma no próprio ar, e o outro vira sinônimo de felicidade. Acredito que ninguém pode roubar a felicidade – ela mora tão dentro da gente que seria impossível arrancá-la de lá.

Se acabou é porque alguém ali não estava feliz. E era infeliz consigo mesmo, por estar enganando o outro com sentimentos falsos, infeliz por querer ter outras pessoas e sentir-se preso a alguém, infeliz por não amar. E se você ama de verdade, você deixa livre e aceita. A vida pede isso. É uma nova fase, existem tantas pessoas nesse mundo, tanta gente boa, tanta gente que pode lhe fazer bem. Faz bem tentar. O coração gosta disso, gosta de novidades, gosta da paixão nova, gosta de se aventurar. 

Seria mais fácil aceitar se não fosse o egoísmo. Mais fácil seria se o passado pudesse ser arrancado da mente. Acontece que não pode. Não pense que estou sendo leviana e que não entendo a dor da perda, isso é do ser humano, todo nós já perdemos nessa vida. Só quero que você levante, acorde e aceite que por mais que esteja despedaçada a tua alma, a vida continua e pode sim, ser boa.

17 comentários:

Eraldo Paulino disse...

Ter coragem é difícil. Aceitar é mais difícil ainda... agora coragem de aceitar, é realmente tornar-se alguém superior!

Bjs, Narita!

Maíra K. disse...

Às vezes é muito difícil aceitar que o outro se vá, mas é necessário. Afinal, quem ama cuida e, se isso implica em deixar a pessoa amada partir, que assim seja. É preciso ser muito corajoso (a) para fazer isso.

Beijos, bom domingo!
;*'s

Ana B. disse...

É difícil aceitar o término desonesto...
Existem vários tipos de finais, e dificilmente os finais sinceros são tão dolorosos e revoltantes qto os finais que escondem os motivos.

Mas, de qq forma, é preciso aceitar.

MissUniversoPróprio disse...

É verdade. Tudo pode acabar...apesar de eu acreditar que o amor, o amor memso, aquele real, aquele de verdade [e não a paixão fantasiada de amor, que a gente sempre acredita ser o próprio], jamais se acabe.

Mas, apesar das perdas, dos fins, é preciso levantar a cabeça e acreditar que, se não foi, é por quê não tinha de ser, ou por quê o momento não era esse. É preciso erguer a cabeça e seguir em frente, apesar da dor. Um dia ela passa.

Flor, obrigada pela visita, viu? =*

Rebeca Amaral disse...

"Quando um relacionamento acaba, o que às vezes nem era perfeito se transforça numa necessidade infinita, o que nem era bom se transforma no próprio ar, e o outro vira sinônimo de felicidade."

Concordo demais com isso, Nara. E depois dessa sua frase passei a olhar a minha perda de um outro lado. Às vezes a gente tem mania de puxar tudo para o nosso lado, né? De querer achar razão naquilo que não se pode entender. Apenas aceitar. Não no sentido de se conformar, mas apenas entender que o que aconteceu teve um motivo, e que se acabou é porque uma das partes não se satisfazia mais. É duro, mas...
Nesse caso a aceitação é compreensão.

Adoro teus textos, tão reais, bem escritos e úteis. Adoro!

Um beijo.

Anônimo disse...

Olá adorei teu blog. Faça uma visita e seja mais um membro do meu. http://poetarenatodouglas.blogspot.com/ Abraços

Tata Santos disse...

Primeira vez por aqui, me apaixonei pelo seu blog...
delícia de versos, palavras, textos, imagens..
já estou lhe seguindo!!!

Bjs!!
tatapalavrasaovento.blogspot.com

Naty disse...

"Há momentos na vida em que nos deveríamos calar... e deixar que o silêncio falasse ao coração; Pois há sentimentos que a linguagem não expressa... e há emoções que as palavras não sabem traduzir..
Bjs com carinho

Gustavo Paiva disse...

Poxa, Nara... mas aceitar é tão difícil! Sabe, estou numa fase meio desacreditada nas coisas. Mas, realmente, a vida continua. Quem aceita é sábio. Difícil ser sábio tbm...

Alicia disse...

quanta prudência nesse post!

amei o nome do seu blog...

Déia disse...

Aceitar sim..qdo a verdade escancara nossa face...Aceitar, levantar e seguir..
bj

Erica Vittorazzi disse...

Que texto mais lindo e tão real. A vida segue em frente, mas sabe como é o ser humano, dá um pouco de medo seguir para o desconhecido (que até pode ser bem melhor)

Beijos

Priscyla Targino disse...

Seu blog é realmente lindo ! Amei.
Espero vir muitas e muitas vezes aqui.

beijo menina *;

Marianna Maciel disse...

é preciso ACEITAR que somos livres.
Como você disse quando as pessoas se apaixonam esquece que a felicidade se encontra nelas mesmas e começam a buscam o outro como forma de felicidade.
Esquecem que já nasceram inteiras e completas.
Quando um relacionamento acaba, a vida segue e é preciso aceitar e deixar a outra pessoa livre e ser livre novamente.
Lindo texto, gostei bastante dos teus posts, e te convido a me fazer uma visita!
Beijos

Anônimo disse...

às vezes quando perdemos alguém parece que nos falta o chão, a vida perde o colorido, pq o sentido da sua vida se foi...mas aos poucos devemos nos permitir conhecer esse mundo novo, colorido e cheio de possibilidades e possíveis novos amores...
A vida é maravilhosa!!!!

Thaís Dantas disse...

Muito lindo flor. Me emocionei e de certa forma, aceitei muita coisa também. Adorei *-*

Anônimo disse...

Amei o texto...Traduz exatamente o momento que vivo...
Seguindoo =)

Aviso

As imagens usadas neste blog são retiradas do nosso amigo Google. Caso seja uma imagem sua, peço que me comunique, assim, colocarei os direitos. Obrigada. Peço sua compreensão.